Banca de defesa de mestrado de Thaysa Fernandes Teixeira

Daniel Moratori, | Pesquisa

Convidamos a todos a participarem da banca da mestranda Thaysa Fernandes Teixeira (PPGAU/UFRN), que ocorrerá dia 30/04/2024, às 08h30 em ambiente virtual Plataforma Meet.

Das ferrovias ao Plano Rodoviário do Nordeste: planejamento, cartografia e estruturação viária do território do Rio Grande do Norte (1880-1944)

Autora: Thaysa Fernandes Teixeira / Orientador: George Alexandre Ferreira Dantas  / Coorientador: Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros


Resumo:
O Plano Rodoviário do Nordeste de 1931 consistiu em um programa de implantação de rede de estradas, elaborado e executado pela IFOCS na região Nordeste, inserido no conjunto de ações de combate às secas da Inspetoria no início da década de 1930. Esse plano tem enorme relevância para o Rio Grande do Norte, uma vez que permitiu o planejamento e posterior execução de diversas vias que fazem parte da malha rodoviária atual do estado. O Plano Rodoviário do Nordeste é derivado de um esforço contínuo de produção de Planos de Viação brasileiros, iniciado no período do Segundo Reinado, mais precisamente a partir da segunda metade do século XIX, quando acontece a implantação das primeiras ferrovias no país. Seu significado foi amplificado pelo objetivo de integrar a malha viária nordestina ao sistema viário nacional, como outras propostas de Planos Nacionais anteriores que não tiveram sucesso pelo descompasso existente entre ações técnicas e políticas do processo de produção dos Planos. Dessa forma, este trabalho parte da seguinte questão de pesquisa: Como os esforços nos âmbitos técnico e político convergiram para a construção do Plano Rodoviário do Nordeste, apesar do descompasso existente entre os dois campos? Trabalha-se com a hipótese de que o Plano foi uma quebra de paradigma, porque nesse momento existiu uma convergência de interfaces de planejamento que integrou ações. O objetivo principal é realizar a análise do contexto de elaboração do Plano Rodoviário do Nordeste do ano de 1931 relacionando-o com as propostas dos planos nacionais anteriores e posteriores e respectivas conjunturas, utilizando como ferramenta de leitura a cartografia histórica. As principais fontes empregadas na pesquisa são: 1) De ordem primária: esboços cartográficos dos Planos de Viação Nacional; mapas e cartas geográficas desenvolvidas no mesmo período dos planos; imagens pertencentes ao acervo do Grupo de Estudo História da Cidade e do Urbanismo (HCURB); mensagens e relatórios oficiais do governo, dos ministérios e da Inspetoria de Obras Contra a Seca; além de periódicos da época como as Revistas do Club de Engenharia, a Revista Brasileira de Geografia e a Revista Brazil-Ferro-Carril; 2) De ordem secundária: revisão bibliográfica de autores com produção relacionada a esta investigação. Ao final pretende-se com o trabalho contribuir para o enriquecimento da historiografia do estado do Rio Grande do Norte e gerar subsídios para novas pesquisas.

Membros da banca:
Presidente - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS
Interno -  RUBENILSON BRASAO TEIXEIRA
Externo ao Programa -  GABRIEL LEOPOLDINO PAULO DE MEDEIROS - UFRN
Externa à Instituição - ELISÂNGELA DE ALMEIDA CHIQUITO - UFMG