NOBRE, Paulo J. L. Eletricidade, Engenharia e Defesa Florestal: mudança de rumo no desenvolvimento brasileiro (1900-1934). In: Globalización, innovación y construcción de redes técnicas urbanas en América y Europa, 1890-1930. Brazilian Traction, Barcelona Traction y otros conglomerados financieros y técnicos, 2012, Barcelona, Espanha. Actas del Simposio Internacional. Barcelona: Geocritica, 2012. v. unico.

Coordenação: Paulo José Lisboa Nobre
Período: 2012
Resumo:

 (Trabalho apresentado no Simposio Internacional Globalización, innovación y construcción de redes técnicas urbanas en América y Europa, Brazilian Traction)

 No início do século XX a engenharia teve papel fundamental na modernização do Brasil, principalmente com relação às ferrovias e hidroelétricas. As mudanças políticas e econômicas favoreceram a indústria e a oferta de serviços urbanos, atividades nas quais se destacam a Companhia Brasileira de Energia Elétrica e a Light and Power. O uso da eletricidade aparentemente favoreceu a preservação das florestas, mas gerou outros problemas ambientais. O trabalho busca compreender a relação entre a eletricidade e o meio ambiente, uma vez que essa nova alternativa energética demandou a regulamentação do uso dos recursos naturais no Brasil. Investiga-se, a partir de dois periódicos técnicos ? as Revistas do Club de Engenharia e a Brazil Ferro-Carril ?, o posicionamento dos engenheiros no debate ambiental que mudou os rumos do desenvolvimento brasileiro. Palavras Chave: Regulamentação dos recursos naturais, Revistas técnicas de engenharia, Debate ambiental, Hidroeletricidade, Brasil.

Link para o artigo: http://www.ub.edu/geocrit/Simposio/cNobre_Eletricidade.pdf