FERREIRA, Angela Lúcia; SILVA, Alexsandro F. C.; SIMONINI, Yuri. Os donos da luz: sistemas de gestão e redes técnicas no território brasileiro. O caso da AMFORP (1927-1939). In: Globalización, innovación y construcción de redes técnicas urbanas en América y Europa, 1890-1930. Brazilian Traction, Barcelona Traction y otros conglomerados financieros y técnicos, 2012, Barcelona. Anais eletrônicos... Barcelona: Universidad de Barcelona, 2012. p. 1-20.

Coordenação: Angela Lúcia Ferreira; Alexandro Ferreira Cardoso da Silva; Yuri Simonini
Período: 2012
Resumo:

(Trabalho apresentado no Simposio Internacional Globalización, innovación y construcción de redes técnicas urbanas en América y Europa, Brazilian Traction)

A inserção da American & Foreign Power Company (AMFORP), na América Latina, encontra-se associada ao processo de modernização técnica e inovações urbanas em diversas cidades onde, entre 1927 e 1939, foram oferecidos serviços de eletrificação, iluminação pública, transportes,fornecimentos de água, gás e telefone ? dando impulso à industrialização nacional. Compreender a participação dessa empresa na introdução, gerenciamento e expansão de redes técnicas de produção e consumo de energia elétrica no Brasil e sua consequente articulação territorial é o objetivo do trabalho. Para tanto, analisou-se os relatórios acionários identificando as relações com a Brazilian Traction, as áreas de atuação e as formas de gestão e de incremento tecnológico no nascente setor elétrico. Constatou-se que, ao se implantar o sistema de produção e distribuição de energia elétrica em diversas cidades e capitais, a AMFORP controlava esses serviços concessionários de parcela do território brasileiro, dispersando inovações técnicas e configurando conexões entre suas regiões. Palavras-chave: Setor energético, American & Foreign Power Company, Redes técnicas urbanas, Serviços de eletrificação, Brasil.

Link para o trabalho: http://www.ub.edu/geocrit/Simposio/cFerreiraetal_Osdonos.pdf