Entre as secas e as cidades: formação de saberes, práticas e representações do urbanismo (1850-1930). (PVG292-2005 e CA/PQ2004)

Coordenação: Profa. Angela Lúcia Ferreira
Componentes: Pesquisadores: George Alexandre Ferreira Dantas / Paulo José Lisboa Nobre / Hélio Takashi Maciel de Farias / Anna Rachel Baracho Eduardo / Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros / Caliane Christie Oliveira de Almeida Silva / Adriano Wagner da Silva / Yuri Simonini. Alunos envolvidos: Graduação: 2 / Mestrado acadêmico: 1 / Doutorado: 1.
Período: 2004 - 2008
Resumo:

O projeto visa compreender o papel dos conhecimentos e interpretações técnicas e das ações empreendidas no combate às secas na transformação da cidade no Nordeste e na consolidação do urbanismo no Brasil, no intuito de contribuir para a ampliação do debate acerca da história cultural urbana. O estudo se dá a partir de quatro eixos de análise: a formação da cultura técnica do urbanismo no Brasil; a institucionalização dos saberes e das ações de combate às secas; as representações sobre as secas e, em especial, sobre a presença do retirante na cidade e; as interfaces entre os saberes e as práticas sobre as secas e os saberes e as práticas do nascente urbanismo moderno no Brasil.

Este projeto recebeu apoio financeiro pelo edital CNPq 32/2004 / Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, sob o mesmo título e bolsa IC e AT.


Últimas notícias