eCICT 2021 - Entre secas e cheias - A relação de Mossoró com a água durante o século XX vista por meio da cartografia - (Orientª: Profª. Angela Ferreira)

Coordenação: Profa. Angela Lucia de Araujo Ferreira
Componentes: Paulo Vitor Pontes Cardoso, Angela Lucia de Araujo Ferreira
Período: 2021
Resumo:

Por sua especificidade climática e geográfica, a cidade de Mossoró assim como outras inseridas no semiárido nordestino, apresentam grandes embates quanto à questão hídrica. Desse modo, durante o século XX foram realizadas intervenções com o intuito de sanar os problemas com a água, que tanto se utilizaram como produziram cartografias, onde retratam a urbe em diferentes momentos, assim como os seus corpos d'água, com maior ou menor ênfase. Destarte, o presente trabalho tem por objetivo analisar a representação do vínculo da cidade com a água nos mapas de Mossoró, em diferentes momentos do século XX. Para tanto, partimos do pressuposto de que ao realizar a junção de modernas ferramentas de geoprocessamento aos mapas históricos, é possível evidenciar as mutações do espaço revelando suas nuances e por meio da história da cartografia, entender a construção histórica do território. Autores como Harley (1991) e Santos (2006) foram de fundamental importância na interpretação do material cartográfico e da espacialidade da cidade de Mossoró. Onde em diferentes momentos é possível ver a luta contra o excesso ou falta de água se materializando em obras no território citadino.

Acesso ao relatório completo: Download
Acesso ao vídeo: Link
Plano de trabalho:  Intervenções contra insalubridade e impasses ambientais: Uma análise histórica por meio da Cartografia