Coordenação: George Alexandre Ferreira Dantas; Rebeca Grilo de Sousa; Barbara Gondim Lambert Moreira
Período: 2013
Resumo:
(Trabalho apresentado no 3º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação)
Este artigo objetiva ler e problematizar a produção iconográfica do naturalista inglês William Burchell (que esteve no Rio de Janeiro em 1825) e, décadas depois, a produção literária de Lima Barreto, em especial as versões do romance ?Clara dos Anjos? (1904 e 1922). Como fio condutor, a cidade do Rio de Janeiro em transformação como tema privilegiado dessas e de várias outras representações. Considerada como representações, como este tipo de fonte pode ser usada e problematizada para compreensão dos processos de transformação urbana. De que forma estas expressões podem ser tratadas como registro histórico? No alto do Morro do Castelo, Burchell e Barreto registram seus imaginários sobre a urbe carioca. A coincidência entre os dois indivíduos não reside apenas em suas coordenadas, mas na importância de suas obras como documentos que apontam importantes aspectos de momentos históricos da urbe carioca e de suas transformações neste período. Estes registros, quando sobrepostos, apontam a importância do tratamento de ?fontes alternativas? para se complementar o conjunto de representações sobre o Rio de Janeiro, contribuindo para os estudos na perspectiva de uma história cultural urbana. Palavras-chave: representações; transformações urbanas; arquitetura.
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